Processo que pede inelegibilidade de Wellington Dias e cassação de Regina Sousa será julgado nesta segunda-feira( 1)



O TRE/PI (Tribunal Regional Eleitoral do Piauí) deve levar a julgamento no próximo dia 1º de agosto, próxima segunda-feira, a ação que pede a inelegibilidade dos petistas Wellington Dias e Regina Sousa, bem como a cassação do mandato da atual governadora. O caso está relacionado com irregularidades praticadas na campanha eleitoral de 2018 e que foram denunciadas pela Coligação Piauí de Verdade, encabeçada pelo então deputado e candidato a governador Luciano Nunes Filho (PSDB).

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral foi autuada em 6 de setembro de 2018 a partir de denúncia de abuso de poder econômico na campanha daquele ano. O então governador e hoje pré-candidato a governador é acusado de utilizar recursos financeiros para adquirir apoios políticos. A atual governadora faz parte da ação e pode perder o mandato porque na época era candidatura a vice-governadora na chapa encabeçada por Dias.

O procurador regional eleitoral, Marco Túlio Lustosa Caminha, pediu a inelegibilidade de ambos  por abuso do abuso de poder econômico e porque foram beneficiados em um grande esquema montado por uma rede de empresas de propaganda ilegal na internet.

Segundo a Coligação Piauí de Verdade, Wellington Dias e Regina Sousa, eleitos para governador e vice-governadora, e os outros candidatos foram beneficiados em um grande esquema montado por uma rede de empresas de propaganda ilegal na internet, durante a campanha eleitoral de 2018 e funcionava por meio de influenciadores digitais pagos para produzirem conteúdos de forma orgânica e favoráveis aos candidatos do Partido dos Trabalhadores nas redes sociais, sem qualquer sinalização de que se tratava de propaganda patrocinada, criando estados mentais positivos em relação aos candidatos petistas, em séria afronta à legislação eleitoral. 

A votação tinha sido pautada para a semana. Na oportunidade, o desembargador José James pediu adiamento alegando problemas de saúde.

"A Procuradoria Regional Eleitoral manifesta-se pela procedência da ação para reconhecer-se a prática de conduta abusiva pelos investigados, em benefício da candidatura de Wellington Dias e Regina Sousa, com a consequente cassação do mandato dos candidatos beneficiados e declaração de inelegibilidade de todos os investigados.

Wellington Dias nega acusações. Ele afirma que está sendo vítima de processo político. Regina Sousa segue a mesma linha de raciocínio. (Toni Rodrigues)

Botões de Compartilhamentos.txt Exibindo Botões de Compartilhamentos.txt…

Postagens mais visitadas deste blog

Após exigência dos novos aliados, Ferreira Neto é afastado da coordenação da pré-campanha de Dr. Hélio

Um estranho no ninho petista

Mera pressão? Por não aceitar filiação de vereadores no PT, Fátima Carmino ameaça lançar pré -candidatura à prefeita de Parnaíba